+351 289 147 424
 
QUE HABILITAÇÕES SÃO NECESSÁRIAS PARA INSTALAR EQUIPAMENTOS DE AR CONDICIONADO, REFRIGERAÇÃO OU BOMBAS DE CALOR?

Por norma, a atividade de instalação deste tipo de equipamentos é de livre acesso a qualquer profissional que tenha os conhecimentos necessários para assegurar a qualidade do serviço prestado. No entanto, existem duas limitações legais que afetam o livre exercício desta atividade:

· Posse da carteira profissional para o Manuseamento de Gases Fluorados – trata-se de uma obrigatoriedade decorrente do nº 1 do artigo 13.º do Decreto-Lei nº145/2017 que determina que: “As atividades de deteção de fugas, recuperação, instalação, reparação, manutenção ou assistência técnica e desmantelamento que envolvam contacto com o gás, realizadas em equipamentos fixos de refrigeração, de ar condicionado e bombas de calor que contêm gases fluorados com efeito de estufa, independentemente da carga contida nos mesmos, apenas podem ser executadas por pessoas singulares certificadas nos termos do n.º 1 do artigo seguinte, que pertençam a empresas certificadas nos termos do artigo 16.º".

A legislação impossibilita de aquisição de gases refrigerantes fluorados por parte de técnicos pertencentes a empresas não certificadas, bem como não permite a venda de equipamentos não hermeticamente fechados carregados com gases fluorados com efeito estufa ao utilizador final sem que sejam fornecidas provas de que a instalação será feita por uma empresa certificada.

· Posse da carteira profissional de TRM – ao contrário da carteira profissional indicada anteriormente, esta apenas é obrigatória em determinadas situações que assim o exijam (exemplo: execução de trabalhos que envolvam a posterior certificação energética de edifícios, execução de trabalhos em obras que tenham tido alguma espécie de financiamento através de fundos comunitários ou outras situações em que o cliente assim o exija).

 Trata-se de uma carteira profissional para o exercício de funções que envolvam a coordenação ou execução de atividades de planeamento, verificação, gestão da utilização de energia, instalação e manutenção relativas a edifícios e sistemas técnicos, nos termos do disposto no Decreto –Lei n.º 58/2013, de 20 de agosto.

Sendo uma carteira profissional obrigatória em determinadas circunstâncias que a legislação obriga, a sua não posse não impossibilita o exercício de funções de instalação, assistência ou manutenção de equipamentos de ar condicionado.

 

Qual a diferença entre Gases Fluorados e TRM?

A carteira profissional de Manuseamento de Gases Fluorados, mesmo assentando em conhecimentos técnicos de refrigeração, é essencialmente uma credencial de âmbito ambiental dado que procura garantir os princípios da não existência de fugas de fluídos refrigerantes com efeito estufa para a atmosfera.

A carteira de Técnico Responsável de Instalação e Manutenção (TRM) decorre da legislação sobre o sistema de certificação energética de edifícios e que obriga à posse de determinadas qualificações para o exercício de funções que envolvam a instalação, manutenção ou assistência em determinados sistemas térmicos.

 

 


Como posso obter a certificação para o Manuseamento de Gases Fluorados?

 

A certificação para o manuseamento de gases fluorados obtém-se mediante a realização com aproveitamento de um exame teórico e outro prático. Existem duas entidades acreditadas para a realização destes exames em Portugal: Centerm, em Lisboa e Aipor, no Porto.

Dado que estes exames são exigentes, obrigando à posse de conhecimentos específicos, a Academia Rolear dispõe de duas soluções de formação de preparação para a realização com sucesso do respetivo exame de certificação.

 • Introdução ao AVAC e ao Manuseamento de Gases Fluorados - formação de maior duração para todos aqueles que se estão a iniciar na área, não dispondo ainda de muita experiência e formação específica, mas que se pretendam certificar.

• Manuseamento de Gases Fluorados - formação específica na matéria que visa dotar os formandos dos conhecimentos necessários para a realização do exame.

 



default-image

Como aceder à carteira profissional de TRM?

> Via Experiência Profissional (engenheiros e engenheiros técnicos)
 
Segundo estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 102/2021, de 19 de novembro, engenheiros e engenheiros técnicos podem ser ser reconhecidos como TRM mediante o cumprimento dos seguintes requisitos:
Apresentação do título de engenheiro ou engenheiro técnico, com três anos de experiência profissional como membro efetivo da respetiva associação pública profissional, em atividades de instalação, substituição ou atualização de sistemas técnicos abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 101-D/2020, de 7 de dezembro.

 

> Via Catálogo Nacional de Qualificações:

Para o reconhecimento como TRM, o candidato deve possuir qualificação de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações em Técnico de refrigeração e climatização do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) ministrada por entidade formadora certificada. A Academia Rolear neste momento não realiza estas formações que pela sua longa duração realizam-se essencialmente em centros formativos essencialmente de contexto escolar.


> Equiparação de TIM III a TRM: 
Os Técnicos de Instalação e Manutenção III (TIM III) podem ser ser equiparados a TRM de acordo com o definido pelo Decreto-Lei n.º 102/2021, de 19 de novembro.

 

> Equiparação de TIM II a TRM: 

Segundo a Norma Transitória estabelecida pelo Decreto-Lei n.º 102/2021, de 19 de novembro, os Técnicos de Instalação e Manutenção II (TIM II) podem ser reconhecidos como TRM mediante o cumprimento dos seguintes requisitos:
Apresentação de comprovativo de conclusão do 12.º ano de escolaridade ou equivalente e a aprovação em exame realizado pela ADENE sobre a instalação, substituição ou atualização de sistemas técnicos. Os exames serão lançados em breve.


default-image
Em relação aos Gases Fluorados, basta-me estar certificado como técnico ou preciso de ter empresa certificada?


 Conforme refere a legislação, as atividades de instalação, reparação, manutenção ou assistência técnica em equipamentos que contenham gases fluorados com efeito de estufa, apenas podem ser realizadas por técnicos que pertençam a empresas certificadas. Porém, apesar da terminologia referir empresa, na prática podem-se certificar como tal empresários em nome individual.

 

O que é necessário para ter empresa certificada?


A certificação da empresa requer a evidência do cumprimento de determinados requisitos estabelecidos pela entidade certificadora Certif. De uma forma sucinta, tais requisitos recaem sobre:

· Posse de certificado de empreiteiro ou alvará, na categoria 4 – subcategoria 12;
· Posse de um número de técnicos certificados, de acordo com a classe de alvará;
· Definição de um conjunto de procedimentos e registos específicos ao nível documental;
· Posse de um conjunto de equipamentos, devidamente certificados e com respetivas faturas de compra.

 

A Academia Rolear dispõe de um serviço de apoio às empresas que se pretendam certificar para os gases fluorados. Conheça-o AQUI.

 

Que soluções de formação tem a Academia Rolear na área da refrigeração e climatização?

 
Manuseamento de Gases Fluorados (b-learning) - dotar os formandos dos conhecimentos necessários para a realização com sucesso do exame de manuseamento de gases fluorados.
> Introdução ao AVAC e ao Gases Fluorados - dotar os formandos com pouca experiência e formação na área,  dos conhecimentos necessários para trabalhar e para a realização com sucesso do exame de manuseamento de gases fluorados.
A Refrigeração da Teoria à Prática | E-learning - dotar os formandos de conhecimentos técnicos associados ao funcionamento de sistemas de refrigeração.
Eletricidade na Refrigeração - aprofundar conhecimentos específicos sobre o funcionamento da eletricidade nos sistemas de refrigeração.
Manutenção e Avarias em Sistemas de Refrigeração - aprofundar conhecimentos específicos associados ao diagnóstico e resolução de avarias em sistemas de refrigeração.
> Instalação de Ar Condicionado - desenvolver os conhecimentos técnicos necessários para uma boa execução de serviços de instalação de equipamentos de ar condicionado.
Diagnóstico e Reparação de Avarias - desenvolver conhecimentos para um correcto diagnóstico e reparação de avarias em sistemas de ar condicionado.
Ventilação, Dimensionamento e Construção de Condutas - desenvolver conhecimentos técnicos sobre sistemas de ventilação e sobre a construção de condutas.

© Copyright 2024 Grupo Rolear
Cursos