De acordo com o Decreto-Lei n.º 50/2005, os equipamentos de trabalho devem ser sujeitos a verificações e a ensaios periódicos e extraordinários, devendo ser elaborados e mantidos relatórios, que deverão ser colocados à disposição das autoridades competentes, designadamente da ACT: Autoridade para as Condições de Trabalho.
As referidas verificações e ensaios e os respectivos relatórios deverão ser efectuados por "pessoa competente", entendendo-se como tal, pessoa com conhecimentos teóricos e práticos e experiência no tipo de equipamento a verificar, adequados à detecção de defeitos ou deficiências e à avaliação da sua importância em relação à segurança na utilização do referido equipamento.
No final desta formação, os formandos deverão saber efetuar as verificações obrigatórias a máquinas e equipamentos, bem como elaborar os respetivos dossiers técnicos.
Módulo 1 | Enquadramento legal
- Diretiva máquinas;
- Diretiva equipamentos de trabalho;
- Legislação resultante da transposição das Directivas para a ordem jurídica nacional.
Módulo 2 | Máquinas e equipamentos de trabalho
- Perigos;
- Riscos;
- Medidas de prevenção e de proteção;
- Aplicação da legislação nacional.
Módulo 3 | Boas práticas
- Normas técnicas;
- Códigos e guias de boas práticas;
- Informação técnica;
- Manuais de instruções de máquinas e equipamentos (operação, manutenção, sobressalentes).
Módulo 4 | Elaboração de listas e relatórios de verificação
Este curso interessará a todos os profissionais que tenham contacto com máquinas e equipamentos de trabalho que pretendam vir a ser reconhecidos como “pessoas competentes” para efetuar a verificação das condições de trabalho dos mesmos.
Paralelamente, interessará também a Técnicos Superiores e Técnicos de Segurança e Higiene no Trabalho que pretendam realizar a atualização científica e técnica através de formação contínua.
Formação com componente à distância, em regime de autoestudo, com recurso a manual e documentação relevante, apresentação de conteúdos, realização de fichas formativas, sendo a aprendizagem acompanhada permanentemente por um tutor especializado nas várias matérias apresentadas.
* como funciona a formação à distância?
Para a frequência deste curso, os formandos deverão ter competências básicas na utilização de equipamentos informáticos, bem como computador com acesso à internet com largura de banda suficiente para permitir uma navegação estável e fluída. Plataforma testada para Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox e Apple Safari.
8 horas estimadas de estudo, análise de casos práticos e de realização de provas.
De 06 a 12 de Novembro
65€ por formando.
Possibilidade de desconto de 10% numa das seguintes situações:
- Inscrições enviadas até 23/10 com pagamento até 30/10;
- 2 ou mais inscrições da mesma empresa
* Inscrições limitadas, consideradas por ordem de formalização
Porque damos valor à sua privacidade e queremos ter a certeza que os seus dados ficam em segurança, vamos enviar um e-mail de confirmação de submissão de formulário. Fique atento à sua caixa de correio eletrónico; se não receber, verifique por favor na caixa de spam.