O plano de negócio é um instrumento de gestão que orienta a organização como um todo, no sentido do cumprimento dos seus objectivos, estratégias e planos de acção. Muitos negócios acabam por falhar simplesmente pela falta de um plano adequado, consistente e dinâmico, que seja capaz de em qualquer momento auxiliar a sua gestão na correcção de eventuais desvios ao caminho pensado.
Este curso visa fornecer os conhecimentos necessários para saber elaborar, implementar e desenvolver planos de negócio adequados à realidade identificada em cada caso concreto.
No final desta formação, os formandos deverão ser capazes de criar um plano de negócio de sucesso, em linha com os factores críticos de sucesso identificados e com as estratégias definidas para cada caso concreto.
- Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
- Análise SWOT do negócio
- Segmentação do mercado
- Elaboração do Plano de ação
- Definição da Estratégia empresarial
- Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
- Estratégias de internacionalização
- Qualidade e inovação na empresa
- Estratégia comercial e planeamento de marketing
- Planeamento estratégico e operacional de marketing
- Contacto com os clientes | Hábitos de consumo
- Elaboração do plano de marketing
- Estratégias de I&D
- Principais características de um plano de negócio
- Desenvolvimento do conceito de negócio
- Estratégia de controlo de negócio
- Planeamento financeiro
- Acompanhamento da consecução do plano de negócio
Esta formação interessará a empresários, técnicos de marketing e outros profissionais com responsabilidades de gestão em pequenas e médias empresas.
50h | 8 dias
Agendaremos esta acção assim que tivermos o número mínimo de pré-inscrições.
300€ por formando
Faro